Extratos Vegetais Na Qualidade Fisiológica e Sanitária De Sementes De Zínia.
Palavras-chave:
Zinnia elegans, sanidade, germinação, floricultura.Resumo
A zínia é uma espécie muito utilizada na floricultura ornamental, pelo fato de apresentar grande durabilidade da flor e ter rusticidade, sendo uma alternativa de diversificação da pequena propriedade. O objetivo do presente trabalho foi testar diferentes extratos, de mesma concentração, na sanidade e germinação de sementes de Zinnia elegans. No teste de sanidade foi observado que o extrato de alho reduziu a incidência de Fusarium spp., Alternaria spp. e Curvularia spp. em relação à Testemunha. Para os demais fungos, não houve diferença significativa entre os tratamentos. O extrato de hortelã destacou-se pelo fato de aumentar (em 9,5%) a percentagem de plântulas normais e reduzir (em 5%) a percentagem de plântulas anormais comparado à Testemunha.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).