Utilização dos Resíduos Orgânicos de Nim e Citronela no Controle de Fusarium oxysporum f .sp. passiflorae em Maracujazeiro Amarelo.

Autores

  • Renato Bernardes Ferreira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Antonia Alice Costa Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Aricleia Moraes Catarino Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Flávio Henrique Reis Moraes Centro Universitário do Maranhão - UniCeuma

Palavras-chave:

Inibição, Antagonismo, Biocontrole, Extratos e Fusariose

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da utilização de resíduos orgânicos de folhas de nim e de capim citronela em diferentes concentrações, in vitro e in vivo no controle de F. oxysporum f. sp. passiflorae, agente causador da fusariose no maracujazeiro amarelo. Foi avaliado o efeito dos extratos aquosos dos resíduos na inibição do crescimento micelial de F. oxysporum e o efeito dos resíduos no controle da doença in vivo. Foi confirmada a patogenicidade dos isolados testados e pela primeira vez ocorre um relato da patogenia da fusarioese em maracujazeiro in vivo. No teste in vitro o extrato de citronela teve uma inibição significativa a 6 % e o nim a 4 %. No experimento in vivo os resíduos de nim demonstraram eficiência no controle da fusariose na concentração de 20 g.Kg‾ ¹. Comprovou-se a eficiência do uso do resíduo de nim no controle da fusariose em maracujazeiro, trazendo soluções fitossanitárias adequadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento agroecológico.

Biografia do Autor

Renato Bernardes Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Biólogo, Msc em Agroecologia pela UEMA, experiência em agroecologia e microbiologia, atuando na implementação de tecnologias alternativas para a transição agroecologica. (61)3233-7284 (61)8494-8615

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)