Contribuições participativas para o sistema agrosilvipastoril
Palavras-chave:
agrosilvipastoril, agricultura familiar, metodologias participativasResumo
Ainda são recentes estudos participativos com sistemas agrosilvipastoris, especialmente em sistemas agroflorestais. Neste ensaio, foi realizado um diagnóstico participativo em uma propriedade agroecológica, localizada no município de Araponga (MG), na iminência de experimentar uma nova tecnologia para a agricultura familiar. Assim, visou-se identificar e analisar as condições estabelecidas no local a fim de consolidar a viabilidade da proposta e as necessidades da família. O método qualitativo utilizado se desenvolveu com base em técnicas da MEXPAR aliada a métodos quantitativos laboratoriais. Constatou-se que introduzir uma nova tecnologia não é tarefa simples. É necessário conhecer a realidade em que se aplica e os atores responsáveis por conduzir a tecnologia à realidade prática. Ressalta-se a importância daqueles atores participarem ativamente dos processos de planejamento da proposta para que possam estar cientes das certezas e incertezas dos resultados, bem como criarem um olhar crítico sobre um processo que transformará o ambiente em vivem.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
5. VI CBA e II CLAA - Des. Rural/ Sociocultural
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).