Utilização de Manipueira como Adubo Natural Alternativo para a Cultura do Morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.)
Palavras-chave:
Manihot esculenta, morango, produtividade.Resumo
O trabalho foi conduzido em uma propriedade de regime familiar, no município de Rio Azul – PR. A cultivar de morangueiro utilizada foi a Camino Real. O delineamento experimental adotado foi o de blocos inteiramente casualizados, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram em: T1-água (testemunha); T2-Manipueira diluída em água na proporção de 1:6; T3-Manipueira diluída em água na proporção de 1:4; T4-Manipueira diluída em água na proporção de 1:2. Avaliou-se o peso total dos frutos (PTF, em gramas) referente a cada tratamento das respectivas parcelas. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste Tukey 5% (Pr<0,05). Com os resultado foi possível concluir que o tratamento 1:6 obteve maiores médias de produção nos dois anos agrícolas avaliados.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).