Atributos Físicos de um Neossolo Quartzarênico sob Pastagem de Brachiaria humidicula Adubada
Palavras-chave:
Adubação orgânica, Densidade do solo, Porosidade totalResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das diferentes fontes de nutrientes (química e orgânica) nos atributos físicos do solo. O experimento foi instalado na fazenda Graça Branca, em Cáceres, MT. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso (DBC), com 7 tratamentos e 4 repetições, manejadas sob pastagem de Brachiaria humidicola. Os atributos físicos analisados foram: densidade do solo, densidade de partícula e porosidade do solo. Os tratamentos foram aplicados sob pastagem de Brachiaria humidicola, em parcelas de 20 m2. As avaliações de solo foram realizadas na camada de 0 a 20 cm de profundidade, na parcela com área útil de 12 m2, sendo coletadas duas amostras indeformadas por parcela, com auxílio de anéis com volume conhecido. Os resultados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de SNK ao nível de 5% de probabilidade. Os resultados demonstraram que os atributos físicos do solo não variam significativamente em função dos tratamentos adotados, necessitando assim de um tempo maior para expressão dos mesmos.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).