Sistemas de Produção Predominantes e Potencial Para Produção Agroecológica na Comunidade Tradicional de Antonio Maria Coelho – Corumbá, MS.
Resumo
A pesquisa teve como objetivo geral fazer a caracterização socioeconômica da Comunidade de Antônio Maria Coelho, Corumbá, MS, com propósito de levantar demandas para geração, adaptação e apropriação de tecnologias agroecológicas desenvolvidas pela Embrapa Pantanal. Utilizando técnicas do DRP – Diagnóstico Rural Participativo, identificaram-se os sistemas de produção predominantes na Comunidade. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas realizadas nas propriedades, no período de março e abril de 2007 e foram entrevistadas 40 famílias. Os resultados parciais indicam como principal sistema de produção a fruticultura, seguida pela lavoura, basicamente de subsistência. A não utilização de agroquímicos nos sistemas encontrados indica forte potencial para produção agroecológica.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Desenvolvimento Rural
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).