Abordagens metodológicas para avaliação de sustentabilidade: experiências práticas nos assentamentos rurais de Sumaré, SP.
Resumo
Avaliar a sustentabilidade de áreas de produção agrícola é fundamental para medir o sucesso de sistemas de manejo e a eficiência da transição agroecológica. Sustentabilidade é uma qualidade emergente da interação entre comunidades, onde é possível moldar o futuro mantendo a integridade dos sistemas ecológicos. Avaliação de sustentabilidade deve ser um processo cíclico, que tem como objetivo central o fortalecimento do sistema de manejo e da metodologia utilizada, sendo essencial viabilizar a formação de uma equipe de pesquisa e de trabalho interdisciplinar, que inclua tanto avaliadores externos quanto os atores locais. O enfoque agroecológico para desenho de agroecossistemas sustentáveis, deve partir do conhecimento local que, aliado ao conhecimento científico construirá novos saberes socioambientais, fortalecendo o processo de transição agroecológica. Desde agosto de 2006, a iniciação científica “Avaliação de sustentabilidade em unidades de produção de referência em agroecologia na Rede regional de agroecologia Mantiqueira-Mogiana” tem atuado em três assentamentos rurais do município de Sumaré, SP, e elaborou participativamente elementos de relevância para a avaliação de sustentabilidade.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Desenvolvimento Rural
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).