Seleção de Inoculante Rizobiano para Feijão-de-Porco (Canavalia ensiformis L.)
Resumo
A adubação verde com feijão-de-porco (Canavalia ensiformis L.) é uma prática que vem sendo adotada em cultivos orgânicos com finalidade de aumentar a fertilidade do solo, principalmente através da fixação biológica de nitrogênio. Objetivando selecionar uma estirpe que estabeleça simbiose eficiente com o feijão-de-porco, foram avaliados os seguintes parâmetros: massa fresca da parte aérea (MFPA), massa seca da parte aérea (MSPA) e quantidade de nódulos (NN) em condições estéreis. O experimento foi realizado em casa de vegetação da Embrapa Agrobiologia – Seropédica RJ entre março a maio de 2007, utilizando vasos Leonard contendo areia mais vermiculita (2:1). Foram avaliadas sete estirpes F2.2B, F2.1, F5.5, F5.4, F3.4, BR2003, BR2811 mais um tratamento controle absoluto. Os isolados foram padronizados segundo Fernandes & Fernandes (2000), e procederam-se duas inoculações: 5 e 10 dias após plantio, a primeira com 3 mL e a segunda com 1 mL de suspensão de rizóbios. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com 5 repetições. O isolado F2.2B que promoveu a maior quantidade de MFPA, MSPA e NN, enquanto a estirpe BR2811, recomendada como inoculante para feijão-de-porco, obteve a menor produção de biomassa (MFPA e MSPA), apesar de manter quantidade de nódulos semelhante ao isolado eficiente.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Manejo de Agroecossitemas sustentáveis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).