Divisão de trabalho entre homens e mulheres na Aldeia Indígena Tupinambá de Serra do Padeiro, Buerarema – BA.
Resumo
Este trabalho foi realizado dentro da proposta do projeto Agroecologia em Terras Indígenas e teve como objetivo, verificar como acontece a divisão, realização e percepção dos indígenas sobre o trabalho na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, Buerarema –BA, através de oficinas, onde grupos de homens e mulheres usaram argilas para representar a atividades comumente desenvolvidas por eles. Notam-se as diferentes interpretações tanto dos homens, como das mulheres, relativas à divisão de trabalhos e responsabilidades com a família. Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças. No entanto, muitas vezes, tanto homens como mulheres se organizam para o trabalho coletivo no seu cotidiano.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Outras temáticas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).