Influência dos extratos vegetais na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de angico-vermelho (Parapiptadenia rigida Benth.)
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho foi de estudar a possível ação anti-fúngica de substâncias presentes nas folhas de hortelã e do cinamomo sobre a qualidade sanitária e fisiológica das sementes de Parapiptadenia rigida . Foi realizado o teste de sanidade pelo “Blotter test”, e a avaliação dos microorganismos presentes nas sementes foi realizado com auxílio de microscópio esterescópio e ótico. O teste de germinação foi composto de 4 repetições de 25 sementes, que foram postas sobre-papel umedecido com água destilada e colocadas em um regime de fotoperíodo de 12 horas a 25ºC. As plântulas foram classificadas como normais e anormais e as sementes como duras e mortas. Para avaliar o vigor, as plântulas normais foram medidas com auxílio de um escalímetro. Foram identificados os seguintes fungos: Penicillium spp., Rhizoctonia spp., Fusarium spp., Phoma spp. e Cladosporium spp.. O extrato de cinamomo em pó com concentração a 20% inibiu a ação de Rhizoctonia spp., Phoma spp. e Cladosporium spp..O extrato cinamomo com concentração a 30% controlou a incidência de Rhizoctonia spp. Não ocorreu diferença significativa no teste de germinação entre os diferentes extratos vegetais em estudo. Palavras-chave: espécies florestais, fungos patogênicos, controle alternativo.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Uso e Conservação de Recursos Naturais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).