AVALIAÇÃO DE PRODUTOS ALTERNATIVOS NO CONTROLE DE DANOS CAUSADOS POR INSETOS EM TUBÉRCULOS DE BATATA CULTIVADA EM SISTEMA ORGÂNICO
Resumo
No sul do Brasil, no cultivo de primavera, a qualidade da produção de batata em sistemas orgânicos tem sido prejudicada pelo danos causados aos tubérculos por insetos presentes no solo. As informações sobre o controle desses insetos com técnicas baseadas em princípios agroecológicos, são deficientes. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes produtos alternativos no controle de danos produzidos em tubérculos de batata por insetos presentes no solo. O trabalho, conduzido na Embrapa Clima Temperado, na safra de primavera, avaliou o efeito do óleo de nim, da torta de mamona e do extrato pirolenhoso aplicados ao solo. No tratamento com extrato pirolenhoso e na testemunha, observou-se que a totalidade dos tubérculos amostrados apresentou danos causados por insetos. O percentual de dano foi reduzido para 98,3 e 93,3% dos tubérculos, nos tratamentos com torta de mamona e com óleo de nim, respectivamente. A aplicação do óleo de nim determinou uma redução no número de furos causados por insetos, verificando-se, em média, 8,6 furos por tubérculo, enquanto que no tratamentos com extrato pirolenhoso e na testemunha observou-se, em média, 16,7 e 14,7 furos por tubérculo, respectivamente.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Manejo de Agroecossitemas sustentáveis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).