USO DE ZEÓLITAS COMO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE DEJETOS SUÍNOS E REDUÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Luana Goulart Sardá
  • Martha Mayumi Higarashi
  • Jucinei José Comin

Resumo

Testou-se a eficiência da zeólita na remoção de nutrientes de dejetos suínos tratados, pela determinação da vazão ideal do efluente para a melhor adsorção de N-NH4+ e a sua remoção no efluente final. Menores vazões de efluente implicaram maiores taxas de remoção do nutriente. Para o efluente com concentração de 164mg/L de N-NH4+ a eficiência da zeólita na remoção foi de 94%, enquanto para as concentrações de 287mg/L e 666mg/L foi de 92% e 78%, respectivamente. Logo, as taxas de remoção foram 2,2% e 16% mais baixas para aumentos de 1,8 e 4,1 vezes na concentração de amônio, respectivamente.

Biografia do Autor

Luana Goulart Sardá

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Obteve duas bolsas de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina, uma no departamento de Botânica no Centro de Ciências Biológicas, onde desenvolveu trabalhos com Educação Ambiental, e outra no laboratório de forragens no Centro de Ciências Agrárias no departamento de zootecnia, e prestou monitoria para disciplina de olericultura ministrada para o curso de gradução em agronomia. Fez estágio de conclusão de curso na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves), onde desenvolveu experimentos e pesquisas sobre as zeólitas e estudos sobre a problemática ambiental da suinocultura catarinense.

Martha Mayumi Higarashi

possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e doutorado em Química Analítica Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e processos oxidativos aplicados à remediaçãode áreas contaminadas com pesticidas, atuando no momento principalmente nos seguintes temas: suinocultura, manejo e tratamento de efluentes, biogás, gases de efeito estufa e agroenergia.

Jucinei José Comin

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Agronomia - Ecole Nationale Superieure Agronomique de Rennes (1996). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, agroecologia, uso de dejetos de suínos na agricultura e impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Edição

Seção

Resumos do V CBA - Uso e Conservação de Recursos Naturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>