USO DE ZEÓLITAS COMO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE DEJETOS SUÍNOS E REDUÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Testou-se a eficiência da zeólita na remoção de nutrientes de dejetos suínos tratados, pela determinação da vazão ideal do efluente para a melhor adsorção de N-NH4+ e a sua remoção no efluente final. Menores vazões de efluente implicaram maiores taxas de remoção do nutriente. Para o efluente com concentração de 164mg/L de N-NH4+ a eficiência da zeólita na remoção foi de 94%, enquanto para as concentrações de 287mg/L e 666mg/L foi de 92% e 78%, respectivamente. Logo, as taxas de remoção foram 2,2% e 16% mais baixas para aumentos de 1,8 e 4,1 vezes na concentração de amônio, respectivamente.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Uso e Conservação de Recursos Naturais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).