A SUSTENTABILIDADE DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO FAMILIAR AGROECOLÓGICO NO CENTRO SUL DO PARANÁ

Autores

  • DIRK CLAUDIO AHRENS IAPAR
  • AUGUSTA PELINSKI IAPAR
  • ELTON WILLIAM ZEMKE UEPG PR
  • RÓGER DANIEL DE SOUZA MILLÉO IAPAR
  • PAULO CESAR DOIMO DOIMO MENDES IAPAR

Resumo

No presente trabalho avaliou-se a sustentabilidade técnica e econômica de uma propriedade familiar na região Centro – Sul do Paraná, município de União da Vitória. Pelo projeto de Rede propriedades familiares agroecológicas, conduzidas pelo Instituto Agronômico do Paraná IAPAR, foram realizados acompanhamentos mensais econômicos e técnicos na safra 2005/06. Baseado nos resultados obtidos constata-se que o autoconsumo e a diversidade na produção proporcionaram uma maior sustentabilidade à propriedade familiar com os produtos agroecológicos, bem como ações técnicas aplicadas permitiram melhor manejo dos seus recursos naturais.

Biografia do Autor

DIRK CLAUDIO AHRENS, IAPAR

Fpossui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Agronômico do Paraná, professor titular do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais em Ponta Grossa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar e Agroecologia, atuando como pesquisdor e atual lider do programa agroecologia no IAPAR.

AUGUSTA PELINSKI, IAPAR

Graduado em Ciências Econômicas UEPG - (Ponta Grossa PR); mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE PR; Doutoranda em economia pela UFRGS, Ecomista contratada pelo IAPAR 2006/07

ELTON WILLIAM ZEMKE, UEPG PR

Graduado em agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, trabalhou na ASPTA, RURECO, IAPAR, mestrando em Agronomia pela UEPG PR

RÓGER DANIEL DE SOUZA MILLÉO, IAPAR

técnico agrícola, administrador de empresas pela UEPG/PR, especialista em gestão ambiental pela UEPG, trabalha no IAPAR

PAULO CESAR DOIMO DOIMO MENDES, IAPAR

raduação em ENGENHARIA AGRÔNOMICA pela Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves (1993), MESTRADO EM CIÊNCIAS pelo CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA (1997), DOUTORADO EM CIÊNCIAS pelo CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA (2001) e PÓS-DOUTORADO em MANEJO AGROECOLÓGICO DE INSETOS-PRAGA no APTA-IAC(Pólo Regional Centro Sul) em 2006.Atualmente é pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo agroecológico de insetos-praga, agricultura orgânica, agroecologia, adubação verde, controle biológico e agricultura familiar.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>