Metodologia para produção orgânica de mudas de café
Palavras-chave:
Coffea arabica, viveiro, café orgânico, agroecologia.Resumo
Este trabalho teve como objetivo adaptar metodologia de produção orgânica de mudas de café arábica. O viveiro de mudas foi instalado em propriedade de agricultor familiar, no sentido leste-oeste, a pleno sol, distante das lavouras de café, em área de fácil acesso, ligeiramente inclinada, bem drenada e protegida de ventos. No preparo do substrato foi utilizado solo de barranco peneirado e solarizado, composto orgânico, adubos contendo fósforo e potássio. Utilizaram-se sementes de café sem endocarpo e no estádio da emissão do primeiro par de folhas definitivas realizou-se o desbaste. Observou-se pouca incidência de cercosporiose, que foi controlada com pulverizações de supermagro e urina de vaca, enquanto que o manejo de plantas daninhas foi feito manualmente. As mudas apresentaram-se sadias e com alto vigor vegetativo, o que foi atestado pela emissão do Certificado Fitossanitário de Origem pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Face aos resultados obtidos a metodologia foi considerada eficiente.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Desenvolvimento Rural
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).