CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA FAMILIAR COM ATIVIDADE LEITEIRA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Resumo
Foram conduzidos levantamentos técnicos, econômicos e sociais de 47 propriedades familiares de atividade leiteira dos distritos de Cujubin e Jacy Paraná em Porto Velho-RO, para se avaliar várias características relacionadas a atividade leiteira convencional e a possibilidade de conversão para o sistema orgânico. As atividades utilizadas nas diferentes propriedades dos dois distritos foram comparadas ao procedimento para produção em sistemas orgânicos com base na Instrução normativa de 1999 e 2002. Definiu-se a metodologia estatística para a comparação, criando-se uma tabela de médias ponderadas padrão(MPpadrão) das características técnicas, econômicas e sociais, avaliadas atribuindo-se escores para os procedimentos permitidos/não permitidos, neutros e importantes, respectivamente. As propriedades do distrito de Jacy Paraná foram as que mais se aproximaram do modelo orgânico padrão (Mppadrão=95 pontos) com diferença de 37,1 pontos, apresentando práticas mais próximas do sistema de produção orgânica. Os distritos de Jacy Paraná e Cujubim apresentaram Mp de 57,9 e 50,1 pontos respectivamente. PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, Amazônia, conversão, leite, produção orgânica.Downloads
Publicado
2007-05-01
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).