Análise e monitoramento de agroecossistemas em assentamentos rurais: experiências pedagógicas no curso de agronomia com ênfase em agroecologia - UFSCAR/PRONERA
Palavras-chave:
Agroecologia, Sistemas rurais sustentáveis, Educação em AgroecologiaResumo
O artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante a disciplina de Gestão e Planejamento de Agroecossistemas, oferecida no último módulo do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia (UFSCar/PRONERA), com enfoque teórico em Agroecologia, processos educativos vinculados aos territórios locais, diagnóstico, avaliação e monitoramento das unidades produtivas camponesas dos assentamentos rurais e seu entorno. No Tempo Escola do curso privilegiaram-se os estudos e aprofundamentos bibliográficos, experimentações de campo realizadas no próprio campus da UFSCar e em um agroecossistema biodiverso. Dentre as principais atividades destacaram a construção e/ou adaptação participativa de indicadores de sustentabilidade e parâmetros de avaliação, elaborados por todos os educandos (as) do curso. As abordagens teóricas e práticas durante o Tempo Escola possibilitaram aos educandos (as) desenvolveram um excelente trabalho de diagnóstico participativo em suas comunidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).