Metodologias participativas e saneamento rural na zona da mata de Minas Gerais
Palavras-chave:
metodologia participativa, saneamento rural, tecnologia socialResumo
Reconhecendo a precariedade do saneamento rural no Brasil, em particular a falta de esgotamento sanitário, este projeto objetivou sensibilizar e difundir, por meio de processos participativos e parcerias, sistemas de tratamento de esgoto doméstico que se mostraram mais acessíveis e adequados às famílias rurais. Através da mobilização das próprias comunidades foi conduzida a construção de várias unidades em diferentes municípios de Minas Gerais, tendo o envolvimento de prefeituras, órgãos estaduais, sindicatos e ONGs. A busca pela melhoria da qualidade de vida se mostrou o principal estímulo das famílias para a concretização do processo. Além do cuidado com a saúde e ambiente, inclui-se como motivação a possibilidade de acesso a mercado consumidor e políticas públicas, voltados para os agricultores familiares. A unidade de tratamento tanque de evapotranspiração apresentou maior aceitação dentre os sistemas descentralizados de tratamento de esgoto, sendo o de construção mais recorrente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).