CULTIVO DE HORTALIÇAS COMPANHEIRAS EM SISTEMA AGROECOLÓGICO, PERÍODO PRIMAVERA-VERÃO NA SITUAÇÃO DE AGROECOLÓGICO, PERÍODO PRIMAVERA-VERÃO NA SITUAÇÃO DEAGROECOLÓGICO, PERÍODO PRIMAVERA-VERÃO NA SITUAÇÃO DE URUGUAIANA-RS
Resumo
A agroecologia integra princípios agronômicos, ecológicos e socioeconômicos a compreensão e avaliação do efeito tecnológico sobre sistemas agrícolas e a sociedade. Faz-se uso de rotações de cultura, manejo de resíduos, adubação verde e estercos, fertilizantes a base de rochas, mantendo níveis satisfatórios de produtividade, fornecendo nutrientes, controlando insetos, invasoras e outras pragas. O objetivo deste trabalho foi produzir alimentos saudáveis, racionalizando os sistemas de cultivo de hortaliças, através de produção com plantas companheiras. O experimento foi realizado a campo, no período primavera/verão, junto ao Setor de Horticultura da PUCRS – FZVA - Câmpus Uruguaiana. Foram cultivadas hortaliças compostas por alface, rabanete e rúcula em monocultivo e emconsórcio, perfazendo 7 tratamentos em delineamento experimental de blocos casualizados com 4 repetições. As características avaliadas foram produção através de biomassa produzida e índice de uso eficiente da área. Nos tratamentos avaliados conclui-se que as culturas em consórcio apresentaram a mesma produtividade de massa fresca que as solteiras. O IEA das plantas consorciadas apresentaram-se eficientes, indicando que as culturas são adequadas para o consórcio. Palavras chave: agroecologia, consorciação, hortaliças.Downloads
Publicado
2007-05-01
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).