Sistematização de experiências: uma metodologia para refletir sobre a prática agroecológica na Amazônia Oriental
Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Pará, AgroecologiaResumo
Este trabalho faz uma análise do desenvolvimento da experiência de realização de cursos de capacitação para facilitar processos de sistematização de experiências agroecológicas. A Embrapa, através do Núcleo Puxirum Agroecológico, realizou uma série de cursos a fim de subsidiar elementos educativos e metodológicos a sistematizar experiências de base agroecológica junto à agricultura familiar na Amazônia Oriental, mais precisamente no Estado do Pará, em quatro regiões de atuação dos seus seis Núcleos de Pesquisa. Faz-se uma leitura positiva deste processo, já que agrupou uma diversidade de atores locais, mulheres, homens e jovens; dentre estes, extensionistas, pesquisadores, docentes, estudantes, técnicos e representantes de organizações e movimentos sociais do campo, intentando sistematizar, após a finalização dos cursos, três experiências e apontando a perspectivas para sistematização de demais experiências em outras regiões do Pará.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).