AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DO FEIJÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR EM SISTEMA CONVENCIONAL E AGROECOLÓGICO NA REGIÃO CENTRO SUL DO PARANÁ.
Resumo
O trabalho avaliou dois sistemas de produção de feijão, um convencional e o outro agroecológico de agricultores familiares na Comunidade de Arroio Grande, município de Irati-PR. Foi utilizado o delineamento de blocos ao acaso com parcelas subdivididas, com dois tratamentos (convencional e ecológico) e três repetições de 400m2 cada. Para as parcelas com tratamento convencional foram seguidas as recomendações padrões na região, obtidas junto aos escritórios locais da EMATER, Casas agropecuárias e Cooperativas. O manejo das parcelas agroecológicas foi definido pelo grupo de agricultores experimentadores locais segundo sua experiência na produção ecológica. Palavras Chave:Agricultura familiar; Sustentabilidade; Base alimentar; Conhecimentos tradicionais.Downloads
Publicado
2007-05-01
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).