Dinâmicas Alimentares Saudáveis, a partir de práticas de inclusão sócioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: Estudo de caso do Projeto Educando com a Horta Escolar

Autores

  • Ludgero Rego Barros Neto Instituto Federal Baiano http://orcid.org/0000-0002-2622-9175
  • Renato Linhares de Assis
  • Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio

Palavras-chave:

Educação Alimentar, Alimento Sustentável, Hábitos Alimentares.

Resumo

Este artigo visa discutir as práticas que promovam a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar no município de Carinhanha – BA, por meio, de dinâmicas de inclusão socioprodutivas e da avaliação das estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável utilizadas nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Para isso, utilizou-se pesquisa bibliográfica, coleta de dados secundários e primários, e grupo focal. Como resultado foi possível avaliar: os materiais didáticos relacionados à alimentação; a formação de pais, professores, alunos e merendeiras no que concerne ao tema; a incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversificação do cardápio; a importância das mulheres e dos jovens no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar.

Biografia do Autor

Ludgero Rego Barros Neto, Instituto Federal Baiano

Mestre em Agricultura Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014), Graduado em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (2011) e Cursos Técnicos em Agricultura/Zootecnia pela Escola Agrotécnica Federal da Bahia (2003), atualmente trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, exercendo o cargo de Chefe do Núcleo de Gestão de Pessoas e Membro do Conselho de Administração - CONAD. Atua no Território da Bacia do Rio Corrente como Assessor de Inclusão Produtiva (NEDET). Tem experiência na área de Administração e Agroecologia, com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável e Solidário, atuando principalmente com os seguintes temas: agricultura familiar, agricultura orgânica, administração rural, comercialização, politicas para mulheres e políticas públicas.

Referências

BACKES, D. S.; COLOMÈ, J. S.; ERDMANN, R. H.; LUNARDI, V. L. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_coleta_analise_dados_ pesquisa_qualitativa.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2012.

FAO Brasil. FAO no Brasil. Memória de Cooperação Técnica (s/d). Disponível em: [https://www.fao.org.br/download/LivroFAOBrasilMemoriaCooperacaoTecnica.pdf]. Acessado em: 06/04/2014.

GRAHAM, A. Como escrever e usar estudo de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010. 214p. (ENAP. Estudo de caso).

OLIVEIRA, N. A., PORTO, A.R., PALMA, J.S., CALCAGNO, N.G.S., FEHN, L. A. C., THOFEHRN, M. B. Contextualizando o Grupo Focal: Técnica de coleta de dados em pesquisa qualitativa In: XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC- e X Encontro de Pós-Graduação ENPOS, 2008, Pelotas.

ONU. Apesar de redução, uma em cada oito pessoas ainda sofre de fome crônica no mundo, diz ONU. 2013. Disponível em:<http://www.onu.org.br/apesar-de-reducao-uma-em-cada-oito-pessoas-ainda-sofre-de-fome-cronica-no-mundo-diz-onu/>. Acessado em 22/01/2014.

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR. Mapeamento do Processo de Desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar. Volumes 1. Brasília: PEHE, 2010.

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR. Orientações para implantação e implementação da Horta Escolar. Caderno 2. Brasília: PEHE, 2007.

RESSEL, L. B., BECK, C.L.C., GUALDA, D.M.R., HOFFMANN, I.C., SILVA, R.M., SEHNEM, G.D. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 779-86.

SANTOS, K. S.; DE MOURA, D. G. Um estudo de caso aplicando a técnica de grupo focal para análise e melhoria de serviço público de emergência odontológica na região metropolitana de Belo Horizonte. Educ. Tecnol. , Belo Horizonte , v. 5, n.2, p.43-46, jul. /dez. 2000.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>