Contribuições interdisciplinares para agroecologia: Estudo de caso de em uma associação de produtores rurais ecológicos de Marechal Cândido Rondon - PR
Palavras-chave:
Agroecologia, associativismo, comercializaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos positivos e negativos, oportunidades e ameaças da associação Acempre (Associação Central de Produtores Rurais Ecológicos) composta por agricultores familiares do município de Marechal Cândido Rondon localizado no Oeste do estado do Paraná. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário semiestruturado, além de observação e análise de dados secundários. Em seguida foi realizada uma análise dos dados coletados a partir do método de análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats), que consiste em identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças dentro e fora da organização. Entre os resultados identificados conclui-se que a Acempre, enquanto associação cumpre seu papel social na representação dos anseios de seus associados, entretanto, é necessária uma maior participação dos mesmos em todos os aspectos da associação, desde a participação política e organizacional dentro do grupo, como também o exímio cumprimento dos planejamentos e metas de produção estipuladas.Referências
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: princípios e estratégias para a agricultura sustentável na América Latina do século XXI. O desenvolvimento rural como forma de aplicação dos direitos do campo: princípios e tecnologias (MOURA, E.G e AGUIAR, A. C. F. Brasília, 2006, pp. 83 – 99.
BAWERSOX, Donald J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.
BRASIL. Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.831.htm. Acesso em: Set. 2016.
ELL, E.; BRANDENBURG, A.; SILVA, D. O. Disponibilidade alimentar e concepções alimentares de agricultores ecológicos. In: BRANDENBURG, A. et al. Agricultores ecológicos e o ambiente rural: visões interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2012. p. 33-48.
SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abrasmo, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).