A trajetória de um agricultor-multiplicador na Agroecologia: uma experiência a ser seguida no âmbito da agricultura familiar
Resumo
A construção de processos de produção em bases agroecológicas ainda é recente no estado de Mato Grosso Sul. Teve seu fortalecimento a partir da criação da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul - APOMS. A influência do grupo que iniciou esse processo organizativo e, consequentemente, a formação dessa associação, foi determinante para que outros agricultores familiares se aliassem e iniciassem sua produção embasada na agroecologia, mas acima de tudo desenvolvessem pensamentos cooperativos e solidários. Evidentemente foram anos de formação e adequação para se chegar ao estágio atual de desenvolvimento, em que a construção da autoestima e a valorização do homem do campo passaram por diversas etapas e, como parte desse processo, a preparação das pessoas para a produção saudável, seguindo princípios agroecológicos. Nesse contexto, encontra-se um agricultor que atualmente reside no Município de Dourados, MS, que possui uma longa história de base construída a partir da vivência e militância na pastoral da juventude. No entanto, ao associar-se à APOMS, ampliou sua participação em atividades de interesse coletivo junto com outros agricultores e técnicos. Estabeleceu uma parceria com Dilceu Rigo e estruturou uma Unidade de Produção Agroecológica, a qual tem sido referência para visitações e, consequentemente, construção de conhecimentos, além da geração de novos conhecimentos por meio de pesquisas. Também coordena o Núcleo de Agroecologia de Dourados da APOMS, que tem sido um fórum de grande importância de união e trocas de saberes e experiências entre agricultores e técnicos.Downloads
Publicado
2016-12-15
Edição
Seção
Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).