Aprendizagem da Agroecologia no IFPR Campo Largo como base para educação ambiental com as comunidades escolares da região
Palavras-chave:
Metodologia, Currículo, Extensão, Agroecossistema, Compostagem, Escola pública, IFPR.Resumo
A experiência com educação em Agroecologia neste texto apresenta um projeto de ensino, pesquisa e extensão criado no contexto do curso técnico em Agroecologia de uma instituição pública federal de ensino. São focalizados os aspectos da metodologia utilizada no projeto com a exposição de fundamentações nas quais se basearam as ações do projeto. Este texto discorre brevemente sobre o contexto institucional e o do campus onde o projeto vem sendo conduzido e a forma como este começou. Em seguida, são mencionados os objetivos gerais e específicos do projeto. A metodologia é apresentada de forma detalhada através de uma visão analítica e baseada em um modelo semiótico com uma representação visual da organização, dos elementos constituintes e suas inter- relações dentro do projeto. Seguem-se a exposição das práticas e experimentações técnicas. Não são mencionados detalhes de cunho cartesiano sobre as técnicas propriamente ditas, pois estão em contexto diverso do almejado neste texto e já foram previamente publicadas em outros meios. Depois de relatados os aspectos da interface do projeto com as escolas públicas, é mencionada a situação atual do projeto (abril de 2013) iniciando seu segundo ano de trabalho agregando uma nova linha de atuação. Ao final, são analisadas e concluídas algumas reflexões norteadoras para a educação em Agroecologia.Downloads
Publicado
2016-06-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).