Utilização de Diagnóstico Participativo na Construção de um Projeto de Pesquisa Ação
Palavras-chave:
Agroecologia, Pesquisa participativa, Assentamento ruralResumo
Este relato apresenta como se deu a construção de um Projeto Pesquisa Ação, realizado de outubro de 2013 a fevereiro de 2014, da Especialização em Agroecologia, dando visibilidade a demanda real de um grupo do Assentamento José Antônio Eufrouzino localizado em Campina Grande-PB. Os elementos metodológicos construídos com os agricultores participantes foram surgindo a partir de rodas de diálogo, discussão de propostas e chuvas de ideias. O projeto vem sendo executado continuadamente promovendo o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos assentados envolvidos. O percurso para aproximar a academia do campo ainda é longo, mas nesta experiência observamos que devido a horizontalidade trabalhada com a formação e execução de uma pesquisa que é científica com a base sendo construída de forma participativa, os assentados ficam mais à vontade para opinar e se apropriam da pesquisa, o que deveria ser infinitamente mais frequente nas pesquisas acadêmicas.Referências
CAPORAL, Francisco Roberto - Bases para uma nova ATER pública. Capítulo VIII da Tese de Doutorado do autor. Santa Maria(RS), janeiro, 2003.
COONAP, Diagnóstico do Assentamento José Antônio Eufrouzino - Campina Grande- PB. Maio 2014.
KEMMIS, S. e MC Taggart, R. (eds) (1988) O planejador de pesquisa-ação, 3. Ed. Victoria: Universidade Deakin. 2001.
Downloads
Publicado
2015-09-11
Edição
Seção
XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).