Práticas Agroecológicas com o Programa de Ates no Projeto de Assentamento Alagoa Nova, município de Alagoa Grande-PB
Palavras-chave:
Agroecologia, Ater, PotencialidadesResumo
A Ater no Brasil ganha força no governo Geisel com a criação do SIBRATER, coordenado pela EMBRATER e executada pela EMATER em cada estado na década de 70. Hoje a lei de ATER (12.188/2010) engloba toda a agricultura familiar, como também os Assentamentos da Reforma Agrária. Essa lei contribui na fixação do homem no campo, resgata a cultura de produzir alimentos saldáveis e fortalece a educação do campo no campo. O trabalho foi desenvolvido no Projeto de Assentamento Alagoa Nova, entre os municípios de Alagoa Grande e Mulungu, ambos no estado da Paraíba. A vontade de aprender cada vez mais experiências agroecológicas das crianças, foi a motivação para realização e inicio do trabalho. As atividades desenvolvidas foram: confecção de uma horta PET e plantio de Cacto sem espinhos, visando potencialidades locais para alimentação animal. Foi realizado um método participativo e interativo, entre crianças e professores. A atividade aconteceu no dia 07 de novembro de 2012.Downloads
Publicado
2015-09-11
Edição
Seção
XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).