Relatos e Trocas de Experiências Agroecológicas Vivenciadas por Agricultores de Comunidades do Alto Sertão Paraibano
Palavras-chave:
vivências, agroecologia, desenvolvimento sustentávelResumo
A experiência agroecológica torna-se um dos fatores primordiais para o desenvolvimento rural sustentável, onde acontece uma troca de conhecimentos adquiridos de geração para geração acerca dos métodos utilizados pelos agricultores contribuindo significativamente no desenvolvimento local cooperando assim para o acréscimo de novos estilos de agriculturas sustentáveis no alto sertão paraibano. Este trabalho apresentará descrições acerca de experiências vividas em propriedades localizadas no alto Sertão da Paraíba onde o desenvolvimento de práticas visa mostrar métodos sustentáveis e que possibilitem a construção de conhecimentos fundamentais para a formação do agroecólogo.Referências
ARAÚJO, M.A. Química de alimentos. Teoria e prática. Viçosa: Imprensa Universitária da Universidade Federal de Viçosa, 1995. p. 247.
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma Agricultura Sustentável.Ed Agropecuária; 560p. 2002
BASTOS, J. A. S. A. A Educação técnico-profissional: Fundamentos, perspectivas e prospectivas. , Brasília: SENETE, 1991.
CONSEA. Documento de Referência da II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília-DF: CONSEA, 2004.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação?10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GONÇALVES, N. A extensão como uma das funções básicas da universidade. UFC - Fortaleza, 1972.
MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário. Marco Referencial em Agroecologia.Brasília, 2004.
MORGADO, F. da S.; SANTOS, M. A. A. dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. EXTENSIO- Revista Eletrônica de Extensão. n. 6, p. 1-10, 2008.
TURANO, W. A Didática na Educação Nutricional. In: GOUVEIA, E. Nutrição Saúde e Comunidade. São Paulo: Revinter, 1990. 246 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).