Análise fitossociológica de plantas espontâneas na cultura do milho (Zea mays L.) no município de Pirapemas-MA.
Resumo
Objetivou-se estudar a fitossociologia de plantas espontâneas ocorrentes na cultura do milho no municipio de Pirapemas – Maranhão. O levantamento foi realizado em cultivo de milho (Zea Mays L.) estabelecido em área experimental do município de Pirapemas situado no estado do Maranhão. As coletas das plantas espontâneas foram obtidas pelo lançamento ao acaso de retângulo metálico vazado de (0,80 m x 0,90 m) por 63 vezes na área. Após a coleta, as partes aéreas foram colhidas e contadas, identificadas a nível de espécie e acondicionadas em saco de papel para a secagem em estufa à 65° C por 72 horas. Os dados de densidade e massa seca foram usados para a determinação dos índices fitossociológicos. Foram identificadas 10 famílias de plantas espontâneas, sendo 5 pertencentes ao grupo botânico eudicotiledônea e 5 à monocotiledônea. A família espontânea mais representativa foi a Cyperaceae e a espécie mais importante na vegetação espontânea foi Panicum maximum, seguida por Heliconia bihai e Scleria melaleuca.Referências
BARDUCCI, R.S. C. Costa, C.A.C. Crusciol, É. Borghi, T.C. Putarove L.M.N. Sarti. Produção de brachiaria brizantha e panicum maximum com milho e adubação nitrogenada. Arch. zootec. v.58 n.222 Córdoba jun. 2009
FANCELLI, A.L.; DOURADO-NETO, D. Produção de milho. Guaíba: Agropecuária, 2000. 360p.
GOMES JR., F.G.; CHRISTOFFOLETI, P.J. Biologia e manejo de plantas daninhas em áreas de plantio direto. Planta daninha, Viçosa – MG, v.26, n.4, pp.789-798, 2008
MAY, P.H.; ANDERSON, A.B.; BALICK, M.J. & FRAZÃO, J.M. 1985. Subsistence benefits from the Babassu palm (Orbignya martiana). Economic Botany 39(2): 113-129.
Mueller-Dombois D, Ellenberg H. Aims and methods of vegetation ecology. New York: John Wiley & Sons; 1974.
RAJCAN, I.; SWANTON, C.J. Understanding maize-weed competition: resource competition, light quality and the whole plant. Field Crops Research, Amsterdam, v.71, n.2, p.139-150, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).