UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ADUBAÇÃO E MANEJO DO SOLO AGROECOLÓGICAS NO NORDESTE PARAENSE

Autores

  • charles ramon medeiros BRITO universidade federal rural da amazônia
  • Paulo Henrique Soares SILVA
  • Dinael Moreira SILVA
  • Antonio Max Lima SILVA
  • Henderson Gonçalves NOBRE

Palavras-chave:

Metodologias, Sustentáveis, Agroecologia.

Resumo

Este trabalho aborda a aplicabilidade e a construções de estratégias de adubação e manejo do solo sustentável, a partir de metodologias participativas voltadas para agricultores familiares do nordeste Paraense. Esta construção, contou com a participação de professores, técnicos e estudantes, num processo de diálogo de saberes juntamente a diferentes atores sociais da agricultura familiar, em espaços como oficinas, palestras, dias de campo, intercâmbio de experiências e implantações de unidades demonstrativas. Pois essas técnicas trazem melhorias para a produção, e inserem os agricultores familiares em uma agricultura de base agroecológica e participativa. Assim como contribui com todos os aspectos da vida rural e valorizando o saber dos agricultores.

Biografia do Autor

charles ramon medeiros BRITO, universidade federal rural da amazônia

agronomia

Referências

CALEGARI, A; MONDARDO, A; BULISANI EA; COSTA, M.B.B; MIYASAKA, S; AMADO T.J.C.. Aspectos gerais da adubação verde. In: COSTA MBB (Coord). Adubação verde no sul do Brasil. Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa. Rio de Janeiro: 2. ed. p.1-56. 1993.

DEPONTI, C. M; ECKERT, C; AZAMBUJA, J. L. B. Estratégia para construção de indicadores para avaliação da sustentabilidade e monitoramento de sistemas. Agroecologia . e Desenvolvimento Rural Sustententavel. Porto Alegre, v.3, n.4, 2002.

ESPINDOLA, J.A.A.; GUERRA, J.G.M.; DE-POLLI, H.;ALMEIDA, D.L. de; ABBOUD, A.C. de S. Adubação verde com leguminosas. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 52p.

TRINDADE, E.F. S; KATO, O. R; CARVALHO, E. J. M; SERAFIM, E. C. S. Disponibilidade de fósforo em solos manejados com e sem queima no Nordeste paraense. Amazônia: Ci. & Desenvolvimento. Belém, v.6, n.12, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)