Experiências em pedagogia agroecológica através do Projeto de Extensão MUDA- Mutirão de Agroecologia UFRJ
Resumo
O presente artigo visa relatar como as atividades do Grupo MUDA geram experiências pedagógicas com potencial de transformação no paradigma da educação através da Agroecologia. O Projeto MUDA - Mutirão de Agroecologia UFRJ desenvolve um trabalho de formação através do ensino, da pesquisa e da extensão fundamentados na Agroecologia e na Permacultura. A identificação de falhas no modelo de ensino tradicional e a proposição de metodologias alternativas para a educação tem sido tema transversal às atividades do grupo, que por trabalhar temas que induzem a mudança de hábitos necessitam continuamente se educarem para educar à outros ao mesmo tempo. O relato se estrutura no estudo de caso das atividades com aspectos pedagógicos, sejam na universidade, em escolas ou em comunidades residenciais, concluindo com algumas convergências metodológicas que tentam resolver parte dos problemas identificados no contexto atual de educação.Referências
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CAPRA, F. Alfabetização Ecológica: o desafio da educação no próximo século. Florianópolis: IPAB, 1999.
Downloads
Publicado
2016-05-20
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).