Oficinas de despolpa do Açaí Juçara: redescobrindo um fruto escondido no famoso palmiteiro da Mata Atlântica
Resumo
Desde o ano de 2012, estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam anualmente, a oficina de coleta e despolpa do açaí da Mata Atlântica (Euterpe edulis). Os frutos são coletados em diversas localidades da Grande Florianópolis e trazidos ao Centro Acadêmico de Biologia (CABio), onde são selecionados, processados e despolpados. A atividade é dividida em duas etapas: colheita e processamento. Através da mesma é propiciado um momento de extensão universitária. Durante a colheita, os estudantes interagem com as comunidades de onde os frutos são extraídos e no processamento os estudantes de diversos cursos da Universidade participam e entram em contato com o fruto dessa palmeira. Após a degustação do suco, as sementes dos frutos despolpados são utilizadas para a produção de mudas, que são distribuídas e plantadas, dando continuidade ao ciclo da palmeira, em um processo de reflorestamento dessa espécie nativa. Palavras-Chave: Euterpe edulis; agroecologia; produção de mudas; processamento; extensão.Downloads
Publicado
2016-05-20
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).