Produtividade do cultivo consorciado de mandioca com milho e da mandioca solteira
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade do cultivo consorciado de mandioca com milho e da mandioca solteira. Os tratamentos foram dispostos em canteiros de 2,5 x 6 m: a) monocultivo de mandioca; b) mandioca + milho. As Características avaliadas foram: desenvolvimento morfológico da mandioca; cozimento; b) desenvolvimento morfológico milho; c) renda líquida. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Os componentes de produção da mandioca não foram afetados pela consórcio com o milho var. MPA-01 em consórcio e resultou em alta produtividade na colheita aos 420 dias após o plantio. Essa cultivar também pode ser considerado uma boa opção como mandioca de mesa por apresentar cozimento rápido. A rentabilidade econômica do cultivo consorciado foi comprovada com o valor obtido da renda liquida de 6,14%, maior que a obtida no monocultivo da mandioca.Referências
DEVIDE, A. C. P.; RIBEIRO, R. L. D.; VALLE, T. L.; ALMEIDA, D. L. de; CASTRO, C. M. de; FELTRAN, J. C. Produtividade de raízes de mandioca consorciada com milho e caupi em sistema orgânico. Bragantia, Campinas, v. 68, n. 1, p.145-153, 2009.
FRANCIS, C. A. Multiple cropping potentials of beans and maize. HortScience, Alexandria, v.13, n.1, p.12-17, 1978.
GOMES, J. C.; LEAL, E. C. Cultivo da Mandioca para a Região dos Tabuleiros Costeiros. 2003: Embrapa Mandioca e Fruticultura: Sistemas de Produção, 11. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_tabcosteiros/plantio.htm>. Acessado em: 26 set. 2009.
MONTEZANO E. M; PEIL R. M. N. Sistema de consórcio na produção de hortaliças. Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 12, n. 2, p. 129 -132, abr-jun, 2006.
SCHONS, A.; STRECK, N. A.; STORCK, L.; BURIOL, G. A. B.; ZANON, A. J.; PINHEIRO, D. G.; KRAULICH, B. Arranjos de plantas de mandioca e milho em cultivo solteiro e consorciado: crescimento, desenvolvimento e produtividade. Bragantia, Campinas, v. 68, n. 1, p.155-167, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).