ENRIQUECIMENTO DE QUINTAIS: A ESTRUTURAÇÃO DE UM GRUPO DE AGRICULTORES PERIUBANOS SOBRE O PILAR DOS PRINCIPIOS AGROECOLOGICOS NO MUNICIPIO DE CACHOEIRA GRANDE-MA
Resumo
A agricultura urbana não é um fenômeno novo nas cidades, é realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou nas suas imediações (Periurbana), destinada à produção de cultivos para utilização e consumo próprio ou para a venda. Foi estabelecido um convenio entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Prefeitura do município de Cachoeira Grande. Foram selecionados 16 grupos familiares que se interessaram pela instalação do projeto Enriquecimento de Quintais em suas propriedades. Este projeto foi executado na forma de oficinas, dia de campo, e visitas técnicas, bem como no acompanhamento técnico nas propriedades, e reuniões de avaliação com as famílias. As atividades iniciaram em 10 de março de 2012 tendo seu encerramento no final do primeiro semestre de 2014, às viagens para o município foram realizadas quinzenalmente aos fins de semana. A comunidade pode observar a possibilidade de produção em áreas não utilizadas em suas residências (quintais). Palavras-Chave: Agricultura urbana; quintais agroflorestais; desenvolvimento social.Referências
ALMEIDA, J. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Comissão Editorial da Série Estudos Rurais. In: Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre, jul. 2008
CARVALHO, A.F; COSTA, L.C.; NOVAES, D.M.; PINTO, M.P.A.; AROUCA, N.E.Agricultura Urbana: Alternativa de Segurança Alimentar e Geração de Renda,Viçosa, MG. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004.
ROSE, A.D. Agricultura urbana. Disponível em HTTP://www.cpad.embrapa.br/publicações.html. Acesso em: 12 de abril de 2015.
Downloads
Publicado
2016-05-19
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).