Educação Ambiental, produção orgânica e tecnologias sustentáveis no campo: Excursão ao Sítio Geranium, Brasília-DF.
Resumo
O objetivo da excursão foi proporcionar uma oportunidade de vivência dos estudantes do Curso de Agronomia da Universidade de Brasília com a apresentação de tecnologias sustentáveis no campo, sistemas orgânicos de produção e agroflorestas. Dentre as tecnologias sustentáveis apresentadas estão a bacia de evapotranspiração, o sanitário compostável (banheiro seco) e o sistema de captação de água da chuva. A produção orgânica é realizada seguindo princípios agroecológicos, como a rotação e o consórcio de culturas, a utilização de cobertura morta, adubação verde, pousio, hortaliças tradicionais, o uso de barreiras quebra-vento e técnicas de manejo integrado de pragas. A comercialização dos alimentos é realizada na ECOloja do Sitio. Diariamente, o local recebe jovens para a realização de uma trilha-ecopedagógica pré-concebida especialmente para atividades educativas e de conscientização. Os alunos expressaram satisfação pela oportunidade de conhecer uma propriedade produtora de alimentos orgânicos que concilia produção e conservação ambiental.Referências
Del Porto, D.; Steinfeld, C. The Composting Toilet System Book, versão 1.2 adaptada, CEPP (Center for Ecological Pollution Prevention). Massachusetts, EUA. 2000.
Jenkins, J. The Humanure Handbook. 3ª ed. USA. 2009.
Marques, Joana Lentz. "Estudo de caso: diagnóstico do uso e manejo de sanitário compostável localizado em Ratones, Florianópolis_SC." (2009).
Paulo, L. P.; Bernardes, F. S. Estudo de tanque de evapotranspiração para o tratamento domiciliar de águas negras. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
Ramos, G. de L.. Manual de metodologia de extensão rural / Giuberto de Lima Ramos, Ana Paula Gomes da Silva e Antônio Alves da Fonseca Barros. – Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, 2013. 58p. (IPA. Coleção Extensão Rural, 3).
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).