Educação Ambiental, produção orgânica e tecnologias sustentáveis no campo: Excursão ao Sítio Geranium, Brasília-DF.

Autores

  • Lilian Gomes da Silva Rocha Universidade de Brasília
  • Ligehia Ñáñez Perdomo Universidade de Brasília
  • Ana Maria Resende Junqueira Universidade de Brasília

Resumo

O objetivo da excursão foi proporcionar uma oportunidade de vivência dos estudantes do Curso de Agronomia da Universidade de Brasília com a apresentação de tecnologias sustentáveis no campo, sistemas orgânicos de produção e agroflorestas. Dentre as tecnologias sustentáveis apresentadas estão a bacia de evapotranspiração, o sanitário compostável (banheiro seco) e o sistema de captação de água da chuva. A produção orgânica é realizada seguindo princípios agroecológicos, como a rotação e o consórcio de culturas, a utilização de cobertura morta, adubação verde, pousio, hortaliças tradicionais, o uso de barreiras quebra-vento e técnicas de manejo integrado de pragas. A comercialização dos alimentos é realizada na ECOloja do Sitio. Diariamente, o local recebe jovens para a realização de uma trilha-ecopedagógica pré-concebida especialmente para atividades educativas e de conscientização. Os alunos expressaram satisfação pela oportunidade de conhecer uma propriedade produtora de alimentos orgânicos que concilia produção e conservação ambiental.

Biografia do Autor

Lilian Gomes da Silva Rocha, Universidade de Brasília

Engenheira Florestal, Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília.

Referências

Del Porto, D.; Steinfeld, C. The Composting Toilet System Book, versão 1.2 adaptada, CEPP (Center for Ecological Pollution Prevention). Massachusetts, EUA. 2000.

Jenkins, J. The Humanure Handbook. 3ª ed. USA. 2009.

Marques, Joana Lentz. "Estudo de caso: diagnóstico do uso e manejo de sanitário compostável localizado em Ratones, Florianópolis_SC." (2009).

Paulo, L. P.; Bernardes, F. S. Estudo de tanque de evapotranspiração para o tratamento domiciliar de águas negras. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

Ramos, G. de L.. Manual de metodologia de extensão rural / Giuberto de Lima Ramos, Ana Paula Gomes da Silva e Antônio Alves da Fonseca Barros. – Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, 2013. 58p. (IPA. Coleção Extensão Rural, 3).

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)