A influência do açude público Padre Cícero- Castanhão na dinâmica econômica e ambiental do município de Jaguaribara-ce.
Resumo
O presente trabalho compõe o projeto de dissertação de mestrado intitulada a influência do açude Padre Cícero- Castanhão na dinâmica econômica e ambiental do município de Jaguaribara-ce. O principal objetivo do trabalho é analisar a influência do Açude Castanhão na dinâmica econômica e ambiental do município de Jaguaribara-CE, em um intervalo espaço-temporal de 20 anos (1995-2015). A pesquisa está sustentada pelo enfoque metodológico da análise geossistêmica que propõe um estudo integrado dos componentes naturais e sociais. Os procedimentos utilizados para a realização do trabalho são: levantamento bibliográfico e geocartográfico; mapeamento da área de estudo; trabalhos de campo interpretação de dados dos censos; aplicação de questionários e entrevistas; e trabalhos de campo. Diante deste contexto, a realização desta pesquisa propiciará o fornecimento de informações e dados atualizados acerca dessas mudanças econômicas e ambientais ocorridas no município.Referências
CRUZ, M. L. B. et al. Prognóstico da gestão ambiental da área de influência direta do açude Castanhão. In: CRUZ, M. L. B. (Org.). Os recursos hídricos do Ceará: integração, gestão e potencialidades. Fortaleza: IPECE, 2011. p. 11-37.
MENDONÇA, F.; Geografia Socioambiental. In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (Org.). Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009. p. 121-144.
SOTCHAVA. V. B. Método em Questão. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1977. 49 p.
Downloads
Publicado
2016-05-17
Edição
Seção
IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).