Horta comunitária como lócus propagador do conhecimento agroecológico
Resumo
Este trabalho relata a experiência realizada na comunidade Nova Esperança do ramal-08, km -08 do Brasileirinho com o projeto intitulado: Horta comunitária como Lócus propagador do conhecimento Agroecológico. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades nas comunidade voltadas à horta na forma de cultivo com práticas agroecológicas, na produção de hortaliças. Nesse sentido foi utilizada ferramentas: Diagrama de Venn, Calendário sazonal e a FOFA que foram aplicadas na comunidade. Nessa perspectiva foram observadas, por meio da utilização dessas ferramentas as dificuldades que a comunidade enfrentava no processo do plantio da horta, chamada Erapakatupa. Este trabalho contribuiu também na formação profissional do grupo de trabalho envolvido, possibilitando vivências interdisciplinares nas ações práticas na execução do mesmo.Referências
ARRUDA, Rinaldo S.V. e DIEGUES, Antônio Carlos (org).Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; S. Paulo: USP, 2001.
EHLERS, E. A agricultura alternativa: uma visão histórica. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 24, especial, p.231-262, 1994a.
Veiga, J.E. (1993). “A Insustentável Utopia do Desenvolvimento”. In: Lavi nas, L.; Carleial, L.; Nabuco, M.R. (Org.) Reestruturação do Espaço Urbano e Regional no Brasil. São Paulo: ANPUR / Hucitec, pp. 149-169.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).