Atributos do solo em um módulo de cultivo intensivo de hortaliças orgânicas.
Palavras-chave:
produção vegetal, agricultura orgânica, geoestatísticaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a variabilidade espacial e temporal de atributos do solo submetido ao cultivo intensivo de hortaliças orgânicas, por meio da geoestatística. O módulo apresenta produção orgânica intensiva de hortaliça, vinculada à produção de biomassa vegetal necessária ao manejo do solo e das culturas. A área total é de 1 ha, sendo destinados 35% da área para a produção de hortaliças e 47% da área para a produção de biomassa e de culturas de ciclo longo. Os atributos avaliados foram textura, pH, Ca, Mg, P, K e N em 3 coletas ao longo de 1 ano de produção. Por meio da geoestatística são apresentados mapas temáticos da distribuição destes atributos no módulo de produção permitindo a visualização e análise sistêmica da evolução dos atributos.Referências
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. 2. ed. ,Rio de Janeiro - RJ , (EMBRAPA-CNPS. Documentos, 1). 1997.
VIEIRA, S. R., NOVAIS, R. D., ALVAREZ, V. H., & SCHAEFER, C. E. G. R. Geoestatística em estudos de variabilidade espacial do solo. Tópicos em ciência do solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1, 1-54. 2000.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).