POTENCIAL DA CULTURA DO FEIJOEIRO, SUBMETIDO A MANEJO ORGÂNICO, NA REGIÃO DE DOURADOS-MS
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido nos anos de 2002 e 2003, num Argissolo Vermelho Amarelo, na Unidade de Validação de Tecnologias Agroecológicas, localizada em Dourados-MS, envolvendo doze cultivares de feijão, com o objetivo de avaliar o comportamento destas submetidas a manejo orgânico. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições. Em geral, foram constatados elevados rendimentos de grãos e boas características agronômicas, por todas as cultivares avaliadas, sob manejo orgânico, com maior destaque às cvs. Carioca, Jalo, Diamante Negro, BRS Valente e Ouro, indicando a potencialidade da cultura do feijoeiro para cultivos manejados em conformidade com os preceitos da agricultura orgânica. Palavras-chave: resgate de variedades, rendimento de grãos, manejo orgânico, agricultura orgânica, agricultura familiar.Downloads
Publicado
2007-05-01
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).