Atuais modelos de exploração de recursos naturais e conservação: um diagnóstico à partir do relato de agricultores no município de Vitória do Xingu – Pa
Resumo
Diante das atuais exigências nacionais para conservação da biodiversidade ambiental principalmente do grande bioma Amazônia, vê-se a necessidade de se aplicar diagnósticos ambientais da situação atual das áreas rurais que trabalham diretamente com uso do solo e da floresta. O município escolhido para esta pesquisa nos monstra que apesar da difícil evolução tecnológica ocorrida na regiao amazônica onde está inserido, muitos avanços têm sido notados, dentre eles a consciência por parte dos agricultores da importância de ser atuar nas práticas de conservação dos recursos e serviços ambientais de que eles necessitam para obtenção de sua renda familiar e desse modo contribuem potencialmente para a mudança das antigas práticas de produção e exploração degradatórias.Referências
ALBAGLI, S. Amazônia: fronteira geopolítica da biodiversidade, 2001.
CARDOSO, A., POTTER, R. O., & DEDECEK, R. A. Estudo comparativo da degradação de solos pelo uso agrícola no noroeste do Paraná. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 27 n.2, p.349-353, 1992.
FERREIRA, L. V., VENTICINQUE, E., & ALMEIDA, S. O desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas. Estudos avançados, 19 n. 53, p. 157-166, 2005.
SOARES-FILHO, B. S., NEPSTAD, D. C., CURRAN, L., CERQUEIRA, G. C., GARCIA, R. A., RAMOS, C. A., ... & MCGRATH, D. Cenários de desmatamento para a Amazônia. Estudos Avançados, 19 n. 54, p.137-152, 2005.
Downloads
Publicado
2016-05-17
Edição
Seção
IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).