Ocorrência de doenças de plantas nos cultivos realizados nas hortas comunitárias de Sete Lagoas no estado de Minas Gerais
Resumo
As hortas comunitárias são locais importantes para criar e cultivar hortas ecológicas, em Sete Lagoas no estado de Minas Gerais. Este é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal há cerca de 33 anos, como uma referência de agricultura urbana no Brasil. Pretendeu-se, neste trabalho, conhecer os diversos cultivos e a ocorrência de doenças fungicas de plantas em duas hortas comunitárias, durante o periodo de 2010 a 2012. Observou-se problemas fitossanitários, das 38 olericolas diferentes acompanhadas, destas 21 plantas apresentam problemas com ocorrência de doenças, De modo geral, maior ocorrência das doenças foram observadas nas culturas de alface, cebolinha, couve, beterraba, tomate, jiló e quiabo. E estas foram as mais cultivadas e comercializadas pelos produtores neste local.Referências
KIMATI , H., AMORIM, L., REZENDE, J., BERGAMIM FILHO, A. Camargo, E. A. Manual de fitopatologia: doenças das plantas cultivadas. V2, 4 ed. São Paulo: Ceres. 2005. 663 p.
ALFENAS, A. C.; MAFIA, R. G. Métodos em Fitopatologia. Viçosa. Ed. UFV. 382p. 2007
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).