BIODIVERSIDADE FLORISTICA EM POMARES DE MACIEIRAS CONDUZIDOS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO CONVENCIONAL, EM TRANSIÇÃO CONVENCIONAL-ORGÂNICO, INTEGRADO E ORGÂNICO
Resumo
RESUMO: A potencialização da flora nos agroecossistemas, como em pomares de macieiras pode oferecer um caminho promissor por favorecer as interações biológicas existentes em um ecossistema. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a diversidade de espécies de cobertura vegetal no solo dos pomares de macieiras conduzidas em diferentes sistemas de produção. O experimento foi conduzido em pomares comerciais do município de São Joaquim, SC, na safra 2002/2003. Foram selecionados quatro pomares de macieiras sob sistema integrado (PI), sistema convencional (PC), sistema de transição convencional orgânico (PET) e sistema orgânico (PO), todos na localidade de Chapada Seca. Em cada um destes pomares foram realizados levantamentos florísticos do número de famílias, espécies, Riqueza de espécies (Índice de Margalef) e Diversidade de espécies (índice de Shannon) na linha e entrelinha de plantio. Foram encontradas mais famílias vegetais nos sistemas PET e PO. Menor índice de riqueza e diversidade de espécies foram observadas no sistema PC. A biodiversidade vegetal dos pomares representada pela diversidade de plantas de cobertura vegetal foi maior em sistemas de produção que demonstraram maior respeito ao agroecossistema (integrado, em transição e orgânico). Palavras Chaves: Malus domestica, sustentabilidade, sistemas de produção.Downloads
Publicado
2007-05-01
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).