A resistência cultural na tessitura de luta pela terra
Resumo
O movimento do texto e do olhar neste trabalho busca construir uma discussão em torno dos conflitos sócioterritoriais, percebidos na 2ª Caravana Agroecológica do Sudeste: rumo a Alegre no Espírito Santo. Para tal, apresentaremos duas experiências: a Aldeia Boa Esperança, em Aracruz, onde foi relatado a luta pela terra, o quanto isso afeta a tradição indígena e a forte opressão da indústria de celulose local. Visitou-se também a Agroindústria La Bella Vista, em Venda Nova do Imigrante onde tomou-se conhecimento do poder da cooperação para manutenção de uma cultura.Referências
CAPORAL, C.R.F. Agroecologia. In: EMATER-RS. Projeto Inovar. Porto Alegre: EMATER-RS, 2005.
MORIN, Edgar. As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão. In: Os Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).