Agricultura Urbana em Curitibanos, SC: ações de extensão universitária voltadas à Agroecologia.
Resumo
Esse relato descreve a trajetória de construção de um espaço de diálogo e articulação entre universidade e sociedade proposto na perspectiva de promover iniciativas em Agricultura Urbana Agroecológica, que trafeguem não somente na direção da Segurança Alimentar, mas, principalmente, como motor de transformação social e cidadania.O proposto é integrado na Comunidade do bairro São Luiz na cidade de Curitibanos. Esse centro é a ampliação daquele já existente em Joinville como forma de multiplicação dessa Tecnologia Social na região de estudo. O CAAUP foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2013. Sua execução é realizada pelo LECERA da UFSC em Florianópolis desde 2008, parceiro do Programa de Educação Tutorial - PET Ciências Rurais da UFSC em Curitibanos.Referências
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Ed, Cortez, 3° ed, 1986.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).