Qualidade de vida, renda e alimentação saudável para os agricultores familiares de Viçosa - MG
Resumo
Desde 2014, experimentações e vivências iniciaram um processo de conversão agroecológica entre agricultores familiares de comunidades rurais em Viçosa-MG, na Zona da Mata Mineira, cujo espaço rural é marcado, hegemonicamente, pelo uso intensivo de agroquímicos. Por meio de diagnóstico dos desequilíbrios observados pelos agricultores, práticas sustentáveis estão sendo testadas e criadas e orientações foram dadas com vistas na substituição de insumos externos. O envolvimento dos agricultores como experimentadores tem motivado essa conversão. Cartilhas e folders estão sendo elaborados como material didático para divulgação das experiências. As experimentações tem permitido constituir grupos de agricultores com interesse na proposta que viabiliza autonomia, redução de custos, melhoria na qualidade de vida e de seus produtos, equilíbrio ambiental e, consequentemente, aumento na renda da família.Referências
COELHO, France M. G. A arte das orientações técnicas no campo. Viçosa, Suprema, 2015.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).