Jornada Pedagógica como ferramenta de disseminação do conhecimento agroecológicoJornada Pedagógica como ferramenta de disseminação do conhecimento agroecológico
Resumo
O presente texto dedica-se ao relato de uma Jornada Pedagógica e tece reflexões sobre este tipo de ferramenta metodológica para disseminação de conhecimento agroecológico. A atividade foi realizada no Nordeste paraense, no período de 03 a 12 de maio de 2014, com a participação de 19 pessoas oriundas de São Félix do Xingu, sul do estado. O manejo ecológico dos sistemas de produção agropecuários e agroextrativistas foi a temática central. Foram visitados estabelecimentos com diferentes sistemas de produção, tais como: sistemas agroflorestais (SAF’s), roça sem fogo, pecuária em sistema de pastoreio rotativo. A ferramenta mostrou-se pertinente para a socialização de conhecimentos na perspectiva da Agroecologia. Como contribuições para atividades semelhantes, levantamos os seguintes pontos: i) planejamento ponto de vista da infraestrutura; ii) investimento na dimensão lúdica a fim de motivar os participantes; iii) relação tempo/quantidade de experiências; iv) sistema de avaliação diária e compartilhamento dos processos de tomada de decisão.Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).