Caracterização dos diferentes modos de produção olerícolas na mesorregião metropolitana de Belém-PA.
Resumo
As hortaliças são plantas de consistência herbácea, geralmente de ciclo curto e tratos culturais intensivos, cujas partes comestíveis são utilizadas na alimentação humana. O objetivo desse trabalho foi verificar as diferenças e as dificuldades entre os produtores de hortaliças da mesorregião metropolitana de Belém. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas durante visitas aos produtores de hortaliças da mesorregião. Os produtores convencionais têm como principais dificuldades a falta de assistência técnica e transporte dos produtos até os centros comerciais. Os produtores hidropônicos não tiveram problemas relevantes, já que dispunham de uma básica infraestrutura, como transportes e mão-de-obra que auxiliam na comercialização, somente o alto custo com energia elétrica foi citado como problema na produção. Os produtores orgânicos têm como principal dificuldade a falta de assistência técnica, baixa produtividade e pouca divulgação da produção local.Referências
CHINNICI, G.; DÁMICO, M.; PECORINO, B.A multivariate statistical analysis on the consumers of organic products.British FoodJournal, v. 104, n. 3, p. 187-199, 2002.
AMARO, G. B.; Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar. Circular Técnica nº 47. Brasília-DF, 2007.
NASCIMENTO, W. M.; Novos rumos na produção de hortaliças. Embrapa hortaliças. Disponível em: <http://www.cnph.embrapa.br/public/textos/texto1.html>. Acesso em: 2 de fevereiro de 2014.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).