Análise crítica do marco regulatório da biodiversidade: Projeto de Lei n° 7.735/14.
Resumo
Resumo: este trabalho analisa o panorama global em que os direitos de propriedade sobre sementes e mudas surgiram, sua influência sobre as instituições dos países em desenvolvimento e criação das primeiras leis que regulamentam o tema em âmbito nacional e o Projeto de Lei n° 7.735/14, a proposta de marco regulatório da biodiversidade do Brasil.Referências
EHLERS, Eduardo. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2.ed. Guaiba: Agropecuaria, 1999.
HARLAN, Jack R. Crops & man. Madison: American Society of Agronomy, 1975.
LONDRES, F. A nova legislação de sementes e mudas no Brasil e seus impactos sobre a agricultura familiar. Grupo de Trabalho sobre Biodiversidade da ANA, 2006. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2011/05/A-nova-legisla%C3%A7%C3%A3o-de-sementes-e-mudas-no-Brasil.pdf. Acessado em: 01/09/2010
LONDRES, F. e ALMEIDA, P. Impacto do controle corporativo no setor de sementes sobre agricultores familiares e sistemas alternativos de distribuição: estuo de caso do Brasil. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2011/05/Estudo-Sementes-ASPTA-WoW-AA-2009-FINAL.pdf. Acessado em: 01/09/2010
MAZOYER, Marcel. História das Agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. Brasilia (DF); [São Paulo, SP]: Nead: Ed. UNESP, 2010.
POTTAGE, A., SHERMAN, B. Figures of invention: a history of modern patent law. Oxford [England]; New York: Oxford University Press, 2010.
SANTILLI, Juliana. Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores. São Paulo: Peiropolis, 2009.
SAUER, Carl O. Agricultural Origins and Dispersals. Nova York: The American Geographical Society, 1952.
SHIVA, Vandana. Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento. Tradução: Laura C. B. de Oliveira. Petropolis, RJ: Vozes, 2001.
SHIVA, Vandana. Monoculturas da Mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. Tradução: Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Gaia, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).