Relato da obtenção do material de propagação vegetal orgânico do Norte Pioneiro
Resumo
A produção orgânica é garantida ao consumidor por meio de um processo de certificação de seus produtos. O PPCPO, como uma das ações do NEAT, contribui com tal processo no Norte Pioneiro do Paraná, mobilizando os agricultores familiares e fazendo o monitoramento de suas produções, para que posteriormente possam ser auditados e certificados pelo TECPAR. No período em que este trabalho tem sido realizado, um dos entraves da certificação tem sido a obtenção do material de propagação vegetal orgânico, pois em consonância à Instrução Normativa nº 64, as sementes e mudas devem ser procedentes de sistemas orgânicos, com exceção à indisponibilidade destas, seu uso e produção convencional poderão ser empregadas sem a aplicação de insumos e agrotóxicos. Até o momento, o PPCPO atendeu 79 propriedades familiares com produção vegetal, destas 30 foram certificadas e 49 aguardam certificação.Referências
LEITE, C. D.; CARDOSO, F.; KAWAKAMI, J.; FAVARO, J. L; MARQUES, M. I. Perfil dos agricultores familiares atendidos pelo Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, Núcleo de Guarapuava. 2010. Horticultura Brasileira 28: S2677-S2683. Disponível em: <http://www.abhorticultura.com.br/eventosx/trabalhos/ev_4/a2545_t4702_comp.pdf>. Acesso em: 28 abril 2015.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 64, de 18 de dez. 2008. Aprova o Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dez. de 2008, Seção 1, p. 21 - 26.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).