As práticas agroecológicas e a diversidade alimentar no Sertão do Pajeú- PE.
Resumo
Esse trabalho busca analisar e refletir sobre a organização do espaço agrário do Sertão do Pajeú, assim como do papel da agroecologia no fortalecimento do modo de vida camponês à medida que faz um resgate e releitura dos conhecimentos e saberes dos camponeses sertanejos, além de possibilitar o manejo dos agroecossistemas, como se acredita ser o caso da comunidade rural Carro Quebrado. Assim, se faz necessário um dialogo maior mobilizando o conhecimento acerca da agroecologia e sua contribuição na (re) valorização do campo, dos saberes e conhecimentos milenares, sendo a agroecologia não só uma alternativa, mas também uma estratégia para a criação de redes de diálogos, trocas de experiências e fortalecimento das identidades territoriais do povo sertanejo e de sua cultura.Referências
ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste. 4. Ed. São Paulo: Livraria.
Ciências Humanas, 1980.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. Porto Alegre: EMATER/RS, 2001.
GUHUR, Dominique Michèle Perioto; TONÁ, Nilciney. AGROECOLO GIA. In:
MARQUES, M. I. M. A atualidade do uso do conceito de camponês. XII Encontro Nacional de Geógrafos, João Pessoa, 2002.
SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo, Gaia, 2003.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática. 1993.
SILVA, Osvaldo Heller da. Alguns comentários sobre o destino do campesinato em Marx. Revista Economia Rural, Brasília, v.24, n.1, p. 101-116, 1986.
SANTOS, A. C. A agrofloresta agroecológica um momento de síntese da agroecologia, uma agricultura que cuida do meio ambiente. 2007
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).