Apicultura: uma intervenção agroecológica de desenvolvimento rural para Comunidade Remanescente de Quilombolas de Castanhalzinho, Garrafão do Norte-Pa
Resumo
O objetivo do trabalho foi inserir a apicultura no sistema de produção familiar como uma proposta agroecológica de desenvolvimento rural na Comunidade Quilombola de Castanhalzinho, Garrafão do Norte, Pará. Inicialmente foi realizado diagnóstico socioeconômico e ambiental através de entrevista com os comunitários e caminhadas transversais, seguido de apresentação e reflexão do projeto aos agricultores, posteriormente realizou-se a seleção e preparo de dois locais próprios para implantação dos apiários. Em seguida as colmeias foram instaladas, paralelamente a qualificação dos agricultores para o manejo apícola. A avaliação do projeto foi realizada com base na adequação da apicultura ao sistema de produção familiar e nos índices de eficiência produtiva alcançados. Houve adequação da apicultura ao sistema de agricultura familiar. Os índices de eficiência produtiva obtidos confirmam a apicultura como uma ótima fonte de renda, colaborando para sustentabilidade dos arranjos produtivos locais.Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).